Pragas Urbanas

Pulgas

Pulga é o nome comum dos insetos sem asas da ordem Siphonaptera.

Existem mais de 2000 espécies de pulgas em todo o mundo, porém a Ctenocephalides felis felis é a mais comum, prevalecendo em mais de 90% dos cães e gatos. A fêmea deposita seus ovos no animal, mas eles não se fixam e caem. Após 10 dias eclodem as larvas que se aprofundam em carpetes, tecidos e frestas de pisos. As larvas se alimentam de restos orgânicos e até fezes de pulgas adultas. As larvas formam um casulo onde podem permanecer de 5 até 140 dias, dependendo do ambiente. Na fase adulta se alimentam do sangue dos animais e podem viver por até 100 dias. A presença de pulgas é incômoda e pode ser maléfica à saúde.

Alimentação

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves.

Possíveis danos

Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica. Elas afetam normalmente animais de estimação, como gatos e cachorros. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes e parasitas e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida de nossos animais.

Curiosidades

As pulgas são capazes de pular até 30 cm, não havendo portanto a necessidade de contato íntimo, o cão ou o gato podem adquiri-las passeando na rua ou no próprio quintal, prédio ou carro onde possam ter contato com outros animais.

Sistema para controle de cupins subterrâneos

Em breve um novo processo de monitoramento para controle de cupins subterrâneos