No entanto as diferenças de biologia e comportamento entre as espécies de formigas são acentuadas, variando desde a doméstica, comum de se encontrar dentro de residências, até a rural.
Nem todas as espécies são consideradas pragas. Estima-se que existam por volta de 18.000 espécies de formigas, sendo que 10.000 já foram descritas. No Brasil ocorrem aproximadamente 2.000 espécies, sendo que somente de 20 a 30 são consideradas pragas.
As construções possuem muitos locais favoráveis para que as formigas façam seus ninhos. Os locais preferidos são atrás de paredes, armários, tomadas elétricas, conduítes de eletricidade, dentro de batentes e portas de janelas, frestas nas calçadas, roda-pés e até mesmo dentro de aparelhos eletrônicos. A maioria destes locais é escondida tornando difícil sua localização.
Muitas espécies que ocorrem dentro de ambientes domiciliares são exóticas, isto é, são de outros países. Elas chegaram ao nosso país através do comércio, meio pelo qual a maioria das pragas são disseminadas. Da mesma forma que “importamos” formigas, o Brasil foi responsável por “exportar” formigas lava-pés para os Estados Unidos. Atualmente eles gastam milhões de dólares por ano na tentativa de controlar este inseto.
A maioria das formigas que ocorre no ambiente doméstico é poligínica, isto é, possui mais de uma rainha inseminada dentro do ninho. Elas reproduzem-se tanto por vôo nupcial quanto por fragmentação. Algumas utilizam somente o último método de fundação de novas colônias, não ocorrendo mais o vôo nupcial. Elas são muito agressivas com outras espécies o que faz com que, muitas vezes, ocorra a presença de uma única espécie dentro de um edifício de vários andares, pois impedem a entrada de outras espécies de formigas. Apesar de serem agressivas com outras espécies elas apresentam pouca agressividade quando ninhos da mesma espécie ocorrem em uma mesma área. Uma característica destas formigas, além das acima citadas, é a facilidade com que mudam o ninho de lugar. Isto faz com que ocupem rapidamente novos lugares dificultando seu controle.
Problemas relacionados com a presença das formigas
Em primeiro lugar as formigas causam incômodo, pois atacam alimentos deixados sobre mesas, pias e dentro de armários. Algumas podem picar e a picada pode ser dolorida e dependendo da sensibilidade da pessoa, causar alergias. Em segundo lugar elas podem danificar aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles podendo ocasionar curto-circuitos. O problema aumenta quando as formigas ocorrem dentro dos hospitais. Por serem muito pequenas, elas têm acesso a locais proibidos como UTIs, centros cirúrgicos e berçários. Passeiam sobre materiais esterilizados podendo contaminá-los, pois elas carregam bactérias em seus corpos. Freqüentam enfermarias e quartos de pacientes andando sobre ferimentos e veiculando microrganismos. Desta forma são importantes na infecção hospitalar.
Dependendo da espécie, a alimentação pode ser diversificada, com mel, xaropes, carnes, óleos, açúcares, queijos, proteínas, folhas, flores, frutos etc. Elas são consideradas grandes invasoras e vetores de doenças, pois passam por diversos locais como hospitais e latas de lixo e depois passeiam em nossas residências.
Infestação e contaminação em áreas alimentares, hospitais e equipamentos. Na área agrícolaelas podem exterminar plantações inteiras.
Avenida Jovino de Mello, 490 Santa Maria - Santos / São Paulo - 11089-000
Santos (13) 3234-9499
Peruíbe (13)3221-2408
Guarujá (13)3234-1003
A Vortex é uma empresa especializada em controle integrado de pragas urbanas, oferecendo serviços desde 1980 com compromisso, expertise e soluções personalizadas.
Enviar mensagem