As moscas são capazes de sobreviver em quase todos os climas e estão entre os insetos mais comuns e odiados do mundo por isso queremos tanto saber como acabar com as moscas. Associadas com sujeira, elas realmente podem transmitir doenças e contaminar alimentos.
Hoje você vai aprender as formas de como acabar com as moscas da cozinha:
- Por que as moscas aparecem em casa?
- Quais são os riscos que as moscas oferecem para a saúde?
- Como espantar moscas?
- Dicas para evitar moscas em casa
Por que as moscas aparecem em casa?
Por serem insetos diurnos, é comum ver moscas na cozinha nos horários de preparo e consumo de alimentos. Isso também acontece porque elas são atraídas por materiais orgânicos. Ou seja, lixos, restos de comida e até uma limpeza pouco minuciosa são um chamariz para esses insetos insistentes e transmissores de doenças.
Quais são os riscos que as moscas oferecem para a saúde?
Por terem uma preferência alimentar que inclui fezes e restos orgânicos em decomposição (como lixo e animais mortos), as moscas podem carregar até 351 bactérias diferentes em suas patas, segundo estudo publicado no jornal
Scientific Reports em 2017.
Algumas dessas bactérias podem ser danosas para a saúde humana, causando doenças variadas, que vão da diarreia até gastrite e infecções cutâneas e respiratórias.
Como acabar com as moscas?
Se você não sabia o motivo, agora consegue entender a preocupação em espantar as moscas de alimentos e superfícies, elas realmente são insetos chatos, mas, acima de tudo, perigosos para a saúde.
Abaixo trazemos maneiras caseiras de espantar moscas.
Espantar moscas com café é um dos jeitos mais tradicionais de afastar esses animais de casa. Para fazer isso você coloca café em pó em uma vasilha e, utilizando isqueiro ou fósforo, queima o pó. A fumaça espanta as moscas, como uma espécie de incenso natural.
O vinagre pode ser usado para finalizar a limpeza, ajudando a manter a afastar as moscas da casa. Para isso basta molhar um pano com um pouco de vinagre e usar para higienizar as bancadas da cozinha, a mesa e demais superfícies que tenham tido contato com matéria orgânica e possam ter algum resíduo que atraia os insetos.
Além disso, o vinagre também é bom para higienizar os espaços que servem de banheiros dos bichinhos.
Os cravos não eliminam as moscas, seu odor é repelente para os insetos, por isso vamos ensinar dois jeitos de criar aromatizantes naturais.
O primeiro é usando cravos e um limão: basta cortar o limão ao meio e espetar cravos nas duas metades. Então você coloca as metades do limão cravejados nos ambientes mais problemáticos da casa, ou seja, aqueles que costumam atrair mais moscas.
Mas atenção: diante da luz solar, o ácido do limão intensifica a ação dos raios ultravioleta, podendo provocar manchas e até queimaduras na pele. Utilize luvas e lave bem as mãos após manusear.
Outro ponto: lembre-se de manter a limpeza da casa em dia com os produtos adequados, seguros e específicos para isso. Desse modo, você dificulta o aparecimento das moscas e evita situações desconfortáveis.
Com a maçã é mais ou menos a mesma coisa: para espantar as moscas de casa você espeta cerca de 20 cravos em uma maçã e coloque-a no espaço da casa que costuma mais atrair esses insetos.
Além de ajudar a afastar as moscas, o cheiro é muito bom, como um aromatizador natural, mesmo.
Outra forma de afastar as moscas pelo cheiro é usando manjericão e louro.
Com eles é possível criar uma espécie de sachê que afasta as moscas de casa. Para isso basta colocar folhas das plantas em saquinhos e espalhar pela casa.
O álcool pode ser usado para criar uma solução. Para isso separe 1 litro de água, 250 ml (o que é aproximadamente um copo americano) de álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) e 100 g de arruda. Junte tudo e liquidifique. Com a solução pronta você pode usar um borrifador e espalhar pela cozinha e por outros locais problemáticos da casa.
Essa solução é um pouco mais complexa de fazer, mas também ajuda a afastar outra praga: as formigas. Ela pode ser usada no final do dia, após uma limpeza.
O costume de usar sacos plásticos e garrafas PET cheias d’água para afastar moscas realmente funciona.
É simples: você enche a garrafa PET ou saco plástico de água e deixa ele pendurado ou distribuídos pela casa. Importante: deixe sempre o saco ou a garrafa fechados para não atrair o mosquito da dengue!
O engenheiro agrônomo Octávio Nakano, da Universidade de São Paulo (USP) explicou o mecanismo em
entrevista à Revista SuperInteressante em 2011 :
O que acontece é que a garrafa (ou saco) funcionam mais ou menos como um espelho. Ao se deparar com o seu próprio reflexo, as moscas (e outros insetos) mudam instintivamente seu trajeto e costumam sair da casa.
Incrível e simples, né?
Os inseticidas, com indicação para as moscas, funcionam, mas devem ser usados com cautela. Especialmente em casas com crianças e animais, o uso excessivo de inseticidas pode causar danos à saúde. E isso mesmo aqueles que se dizem atóxicos. Então use com moderação!
Dicas para acabar com as moscas em casa
Como já falamos, as moscas são atraídas por materiais orgânicos e fezes. Ou seja, o primeiro passo para se livrar desse inseto inconveniente e capazes de transmitir muitas doenças é manter a limpeza da casa em dia.
Após a produção e consumo de alimentos é importante limpar os ambientes de farelos e restos e lavar as louças.
Além disso, para quem tem animais de estimação, o cuidado com os ambientes usados por eles como banheiros e até mesmo com os restos de petiscos e com as rações expostas também é importante.