Pragas Urbanas

Ratos

As espécies mais comuns são Rato Preto (Rattus rattus), Camundongos (Mus musculus) e Ratazana (Rattus norvegicus)

O rato é uma das pragas mais resistentes e adaptáveis ao convívio humano, Quando vistos durante o dia é porque a infestação está muito alta e não há alimento suficiente para toda a população.

Estrutura da colônia

Vivem em colônias num mesmo ambiente. Quando há bastante alimento, as fêmeas entram em estado de cio contínuo, formando novas ninhadas de 5 a 8 ratinhos a cada 21 dias.

Alimentação

Mostram-se muito inteligentes quanto ao hábito alimentar, por isso é tão difícil controlá-los. Por exemplo, se algum rato morre nas primeiras 24 horas após a ingestão do raticida, os outros não comerão mais aquele raticida, ou seja, quanto mais rápido se mata o rato, mais difícil fica a desratização.

São animais onívoros e consomem diariamente 20 a 30g/dia de alimento, que pode ser lixo orgânico, cereais, raízes e carne. Consome de 15 a 30 mL de água/dia.

Possíveis danos

São responsáveis por 33 diferentes tipos de doenças, entre as quais destacamos Tifo, Salmonelose e Leptospirose. São responsáveis por causar danos às produções de alimentos, raízes e sementes, além de roer cabos elétricos causando curto circuitos e incêndios.