Telefone (13) 3234-9499
Tel: 0800 774 0540
TRABALHANDO PARA
OFERECER TRANQUILIDADE

Pragas Urbanas

Pulgas

Pulga é o nome comum dos insetos sem asas da ordem Siphonaptera.

Existem mais de 2000 espécies de pulgas em todo o mundo, porém a Ctenocephalides felis felis é a mais comum, prevalecendo em mais de 90% dos cães e gatos. A fêmea deposita seus ovos no animal, mas eles não se fixam e caem. Após 10 dias eclodem as larvas que se aprofundam em carpetes, tecidos e frestas de pisos. As larvas se alimentam de restos orgânicos e até fezes de pulgas adultas. As larvas formam um casulo onde podem permanecer de 5 até 140 dias, dependendo do ambiente. Na fase adulta se alimentam do sangue dos animais e podem viver por até 100 dias. A presença de pulgas é incômoda e pode ser maléfica à saúde.

Alimentação

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves.

Possíveis danos

Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica. Elas afetam normalmente animais de estimação, como gatos e cachorros. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes e parasitas e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida de nossos animais.

Curiosidades

As pulgas são capazes de pular até 30 cm, não havendo portanto a necessidade de contato íntimo, o cão ou o gato podem adquiri-las passeando na rua ou no próprio quintal, prédio ou carro onde possam ter contato com outros animais.