Pragas Urbanas

Moscas

A mosca doméstica (Musca domestica) é uma espécie não picadora, provida de tromba mole.

Os insetos possuem atividades comportamentais características para cada espécie, estando associados à busca do alimento e de um local propício para o desenvolvimento dos seus ovos.

A mosca doméstica encontra-se nas áreas urbanas e é atraída para os diferentes locais através do cheiro, que é disperso pelo vento.

Alimentação

Se alimentam de substâncias orgânicas, como lixo, esterco, ou qualquer outro tipo de matéria orgânica em decomposição.

Possíveis danos

Vários estudos demonstram que a mosca doméstica pode levar os bacilos da febre tifoide (Salmonella typhosa) nas pernas, corpo, tromba ou expulsá-los pela regurgitação ou nas fezes. Pode transmitir ainda diarreia, conjuntivites, lepra, tuberculose, tifo, gonorreia, erisipelas, cólera, meningite, cérebro-espinal, peste bubônica, entre outras

Curiosidades

A mosca doméstica, espécie mais comum em ambientes urbanos, tem uma maior atividade nas horas mais quentes do dia e à noite passa um longo período em repouso, pousada em fios, cercas, vegetações etc. Esse período de descanso pode ser comparado ao sono do homem ou de animais, entretanto dormir é uma características que não se aplica às moscas, tampouco a outros insetos, elas apenas repousam, não fecham os olhos e não deitam.

Sistema para controle de cupins subterrâneos

Em breve um novo processo de monitoramento para controle de cupins subterrâneos