Pragas Urbanas

Formigas

As formigas são insetos que vivem em colônias, estão agrupadas em uma única família, a família Formicidae. No entanto as diferenças de biologia e comportamento entre as espécies de formigas são acentuadas, variando desde a formiga doméstica, comum de se encontrar dentro de residências, até a formiga rural.

Alimentação

Dependendo da espécie de formiga a alimentação pode ser diversificada, com mel, xaropes, carnes, óleos, açúcares, queijos, proteínas, folhas, flores, frutos etc. As formigas são consideradas grandes invasoras e vetores de doenças, pois passam por diversos locais como hospitais e latas de lixos e depois passeiam em nossas residências.

Possíveis danos

Infestação e contaminação em áreas alimentares, hospitais e equipamentos. Na área agrícola as formigas podem exterminar plantações inteiras.

Curiosidades

Nem todas as espécies de formigas são consideradas pragas. Estima-se que existam por volta de 18.000 espécies de formigas sendo que 10.000 já foram descritas. No Brasil ocorrem aproximadamente 2.000 espécies sendo que somente de 20 a 30 são consideradas pragas.